domingo, 25 de setembro de 2011

Salto em Negócios 2011 presta homenagens às empreendedoras mineiras


É difícil encontrar a plenitude na carreira sem abrir mão da vida pessoal? Como alcançar um cargo de prestígio dentro da empresa sem ter que abrir mão do casamento, dos filhos? E o tempo para se cuidar, como fica? Esses são apenas alguns questionamentos que a quinta edição do Salto em Negócios abordou. Com o tema “Mulheres empreendedoras fazendo a diferença” o evento reuniu, durante os dias 20 e 21 deste mês, no salão de eventos do hotel Mercure, em Belo Horizonte, várias mulheres interessadas em descobrir qual o novo cenário do mercado de trabalho e como se dar bem em todos os campos da vida.

Organizado pelo Conselho da Mulher Empreendedora da Associação Comercial e Empresarial de Minas (AC- Minas) o evento trouxe palestrantes que abordaram temas como moda, gestão e comportamento. Segundo a presidente da AC/Minas, Juliana Moraes, o Salto, desde seu início, “tem como objetivo mostrar para as mulheres que investir no próprio negócio é uma tendência hoje.”, disse. Ainda segundo Juliana, os temas das palestras foram pensados para que o publico perceba que uma mulher bem sucedida não precisa, necessariamente, ocupar um cargo de prestígio dentro da empresa. “Para esta edição, nós pensamos em algo mais diversificado que aborde desde como fazer dinheiro com a moda até sobre o bem estar na vida pessoal”, concluiu.

Na edição deste ano, além da abordagem em gestão de empresas, o evento trouxe algumas novidades com temas direcionados à saúde da mulher, empreendedorismo, posicionamento da mulher no mercado de trabalho, equilíbrio financeiro, administração do tempo, moda e comportamento. A programação de palestras contou com nomes conceituados no cenário do mundo dos negócios, da moda, comportamento e estilo de vida. Um dos destaques foi o diretor artístico de eventos de moda e professor de andamento e postura, Namie Wihby. Há 20 anos no mercado, Namie já deu aulas de passarela para modelos como Raica, Izabel Goulart e Renata Klem. No Salto em Negócios 2011, o integrante do reality show Brazil’s Next Top Model, da Sony Entertainement, que falou sobre o uso correto do salto alto. Para ele, “os sapatos fazem parte do imaginário feminino. Uma mulher se sente poderosa quando está em cima de um saltão. Ela tem a sensação de olhar todos por cima, mas é claro que ela precisa saber como usar o salto. Se ela não sabe, o poder não aparece”, explicou.

Outra convidada foi a escritora e especialista em auto-estima, Nelma Penteado, que deu dicas para as mulheres sobre “Inteligência Profissional e Afetiva” – tema se sua palestra - e explicou como conciliar a vida profissional e afetiva com sucesso. Para Nelma, “a mulher precisa aprender a se amar antes de tudo. Quando ela se sente bem na vida pessoal, isso tudo reflete no trabalho, na relação com as amigas e até no namoro ou casamento. Minha ideia é mostrar para as mulheres da plateia que nós não precisamos nos fazer de coitadinhas o tempo todo. O segredo é empinar o queixo e enfrentar a vida”, disse.

A atriz e apresentadora do canal GNT, Patrycia Travassos, também esteve no Salto em Negócios para conversar com as mulheres sobre os desafios de se levar uma vida saudável sem ter que abrir mão do prazer. E, no Talk-Show “Segurança - o contexto da mulher hoje” psiquiatras, cientistas sociais e delegadas debateram a segurança da mulher.

Com uma série de atrações, o Salto em Negócios atraiu mulheres de várias cidades. A empresária Luciméia Reis, que saiu de Montes Claros, a 400 km da capital, para participar pela primeira vez do evento, aprovou os temas abordados nesta edição. “Estou encantada com a programação. Aqui já peguei várias dicas importantes. Já aprendi a usar o salto alto e também como melhorar o meu negócio”, disse. A empresária ainda contou que um dos motivos que a fez participar do evento foi justamente a abordagem mais empresarial que o Salto em Negócios tem. “a cultura da minha região é bem diferente daqui de Beagá. Em Montes Claros não existe essa abertura para o mercado”, explicou. Otimista com aquilo que pode aprender durante os dois dias de evento, Luciméia não vê a hora de colocar em prática as dicas que aprendeu no Salto. “Percebi que a palavra chave para o sucesso é paixão. Todas as palestras, independente do tema, estavam carregadas de paixão. Acho que é isso que precisamos ter para alcançar o sucesso”, concluiu.


E já que Minas tem feminino até no nome, a organização do evento preparou uma  mostra especial com bijuterias de Sabará e peças decorativas do norte de Minas, além de desfiles das marcas mineiras: Água Fresca Lingerie, Equipage, Mary Design para ressaltar a diversidade da produção mineira e a contribuição feminina no desenvolvimento do Estado. E, em reconhecimento às mulheres que, de alguma forma, contribuíram ou contribuem para este reconhecimento, no final do evento, foi realizada a premiação “Mulheres Notáveis de Minas Gerais” que nesta edição contemplou 12 mineiras que se destacaram em diferentes segmentos em 2010. Elas foram escolhidas por um júri especial, composto por 11 membros, e receberam o Troféu “Maria Elvira Salles Ferreira”.

0 comentários:

Postar um comentário