Pegando carona nas discussões políticas que sempre estão os assuntos mais comentados nos Trending Topics do Twitter, a 7ª edição do Encontro de Twitteiros Culturais, o ETC_BH, abordou a democracia nas redes sociais a partir do tema “Jovens, redes Sociais e democracia”. Organizado pela Estação do Saber, com coordenação da psicóloga Júlia Ramalho Pinto, o encontro dos twitteiros ocorreu no último sábado (25), no anfiteatro (L2) do Pátio Savassi, e foi transmitido ao vivo pela rádio CBN BH.
Para falar sobre o assunto foram convidados o cientista político e produtor cultural, Talles Lopes, a Mestre em Ciências Políticas e historiadora, Regina Helena Alves da Silva, o Doutor em Ciência Política, Bruno Reis e a psicóloga, Júlia Ramalho Pinto. O encontro foi mediado pelo jornalista Marcelo Guedes, da CBN BH.
O motivo da escolha do tema deste ano tem uma justificativa que incomoda boa parte dos políticos. Segundo pesquisa realizada em parceria entre a agência Box1824 e o instituto Datafolha, os jovens brasileiros veem cada vez menos os partidos como uma opção para o engajamento político. Isso porque, 59% dos entrevistados de 18 a 24 anos afirmaram não ter nenhuma preferência partidária. Mas, 71% consideram a web um meio para fazer política.
Durante o debate, os convidados discutiram os novos rumos da comunicação digital. Para eles, existe, hoje, uma nova forma de mobilização social que é feita por meio das redes sociais. Exemplos como as manifestações protagonizadas pela população da Tunísia e do Egito, contra a forma de governo, utilizando desses meios, contribuíram muito para a queda dos presidentes Zine El Abidine Ben Ali e Hosni Mubarak. No Brasil, movimentos como gente diferenciada, marcha da maconha e marcha da liberdade têm se torando cada vez mais freqüentes, o que comprova a mobilização da sociedade para exigir transformações sociais.
O ETC_BH tem tomado proporções cada vez maiores. Ao todo são 17 cidades participantes e 14 Estados mobilizados. O objetivo é reunir os usuários virtuais do Twitter em um relacionamento ao vivo, para discutirem os mais variados assuntos. Os organizadores também promovem o evento com o intuito de pensar a relação do Twitter com a cultura, formas de utilização e como o microblogging pode auxiliar na difusão de informações para públicos não interessados na área.Fotos: Warley Desali



0 comentários:
Postar um comentário