terça-feira, 22 de novembro de 2011

Grupo Galpão estreia espetáculo Eclipse


Eclipse é o novo espetáculo do
Grupo Galpão. 
No próximo mês, o Grupo Galpão apresenta o espetáculo “Eclipse", livre adaptação da obra do autor russo Anton Tchékhov, e que também fecha o projeto “Viagem a Tchékhov”, lançado pelo Galpão em 2011. A temporada na capital mineira é de 3 a 18 de dezembro, no Teatro do Galpão Cine Horto, no bairro Horto, na Região Leste da capital. Na última terça-feira (22), o diretor russo Jurij Alschitz, acompanhado do elenco da peça, organizou uma coletiva de imprensa no Teatro Wanda Fernandes para apresentar as novidades do espetáculo e contar detalhes da produção.

“Eclipse” conta a história de cinco pessoas que aguardam o final de um eclipse solar. Enquanto isso discutem sobre existência e condição humana. À medida que a espera se torna longa, a convivência forçada desencadeia uma série de situações absurdas. Durante seis meses, os atores do Galpão passaram “por um longo processo de estudos para conhecer e interpretar a obra de Tchékhov”, contou o diretor Jurij Alschitz. 

Além disso, o diretor explicou, durante a coletiva, que a proposta do espetáculo é mostrar uma “viagem dos próprios atores ao universo de Tchékhov. Não existe uma lógica em ‘Eclipse’. É algo absurdo, mas dramático. A ideia é que os próprios atores sintam isso”.  Ainda de acordo com Jurij, a peça traz uma abordagem filosófica e absurda da vida. “Tchékhov tem muito disso em seus contos. Era impossível não buscar isso no espetáculo”, concluiu.

Durante um ano, o Galpão mergulhou na obra do autor russo e, pela primeira vez, o grupo foi dividido. Em abril deste ano, Antonio Edson, Arildo de Barros, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Paulo André, Teuda Bara e a atriz convidada Mariana Muniz, participaram da primeira montagem, “Tio Vânia - aos que vierem depois de nós-”, dirigido por Yara de Novaes.

Em “Eclipse”, Chico Pelúcio, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia e Simone Ordones atuam. O ator Chico Pelúcio disse que a peça também representa um desejo mais maduro de todo o grupo. “Montar Tchékhov expressa as aspirações individuais e coletivas do grupo e, ao mesmo tempo, retrata a fase de maturidade do Galpão”, apontou. 

A montagem do espetáculo também conta com a assistente de direção lituana Olga Lapina e do mineiro Diego Bagagal. Segundo Alschitz, esse novo trabalho representa um desafio para todos. “Primeiro para o grupo, que precisou sentir o trabalho de Tchékhov. Em segundo, para mim, que tive de me adaptar às ideias dos atores para que a peça pudesse ser produzida”, concluiu. 

Como nasceu Eclipse

Elenco da peça, o diretor
Jurij Alschitz e a assistente
Olga Lapina
O espetáculo surgiu de um encontro com o diretor e professor russo, residente em Berlim, Alschitz, que, em 2006, veio ao Galpão Cine Horto para ministrar uma oficina. Em 2010, o Grupo voltou a encontrá-lo, no Encontro Mundial de Artes Cênicas (Ecum), quando três atrizes do Galpão participaram de uma oficina. “O convite veio naturalmente. Estávamos empolgados com sua visão de teatro e seu trabalho de treinamento de atores”, falou Pelúcio. Desde o início do processo, Alschitz se propôs a mergulhar no risco de buscar um teatro que Tchékhov, “caso ainda vivo, estaria fazendo”, disse. Segundo o diretor não era possível tentar reproduzir princípios do drama psicológico ou tão pouco beber na “commedia dell’arte”. “Não posso querer trabalhar dessa forma com um grupo que, há 30 anos, possui na sua genética e no seu instinto de atuação o teatro de rua, popular, e que ao mesmo tempo é sempre tão disponível e aberto a pesquisar algo novo. Talvez não reproduzir algo seja o caminho mais longo, mas preserva princípios que podem me trazer elementos potentes para a criação”, disse.


Fotos: Warley Desali / Miguel Aun (Grupo Galpão)

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Hot Stuff traz novo conceito de moda para a cidade

Estilo chão de fábrica é um dos
destaques da Hot Stuff
Moda alternativa, design conceito e acessórios exclusivos reunidos em um único lugar. Assim é a Hot Stuff, loja inaugurada na última terça-feira (17), na Savassi, e que traz todas essas opções e mais algumas surpresas e novidades para o mercado varejista e, claro, para os amantes do mundo fashion. No melhor estilo chão de fábrica, a loja tem de tudo um pouco, desde peças exclusivas, como a coleção do estilista Martielo Toledo, até coleções de novos designers. Ao todo cerca de 40 marcas serão comercializadas na loja, entre roupas, objetos de design, acessórios e até flores.

Idealizada pelo empresário João Carvalho, representante em Minas Gerais de várias marcas já consolidadas no mercado e consultor de varejo, com mais de 60 lojas inauguradas por todo o Brasil em seu currículo, a proposta da loja é atender a um público variado, que, segundo João, “vai entrar, olhar, gostar e levar mais do que uma peça. Aqui não se vende só roupa. A gente trabalha com conceito”, disse.

A aposta da Hot Stuff está nos novos criadores. No show room da loja, as peças famosas se misturam a trabalhos de estilistas pouco conhecidos ou que não haviam alcançado o mercado mineiro ainda. Nomes como Dankee, Teresa Madalena, Anjum, Lady Candy, entre outros. Segundo Carvalho, investir em novos talentos representa “uma chance para os novatos. A gente precisa colocar esses meninos para trabalhar. Só vamos conseguir isso dando um ar mais fresco à moda”, concluiu.

Mas a Hot Stuff não vai respirar só roupa. A loja vai contar com uma linha especial de produtos de design e decoração, como as famosas panteras de Leopoldo Martins. E outra exclusividade da loja é o livro “Lindo de Doer”, obra de André Meyer, percursor do body piercing no Brasil. Os exemplares serão vendidos somente na Hot Stuff.


Mais de 40 marcas no compõem o
acervo da loja
Localizada na Rua Fernandes Tourinho, 385, 2º andar, o espaço é assinado pelos arquitetos Clarissa Neves e Paulo Waisberg, que apostaram no estilo chão de fábrica para dar um ar mais descolado ao local, que também conta com intervenções e material gráfico criado pelo designer Otavio Santiago. 

Outras informações no site da
Hot Stuff ou pelo telefone (31) 3261-2923.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Patati Patatá e Papai Noel abrem a temporada de Natal no Boulevard Shopping

Patati Patatá recebem Papai Noel
no Boulevard Shopping
A temporada de Natal do Boulevard Shopping começou com atrações especiais para as crianças. No último domingo (13), a dupla de palhaços mais famosa do país, Patati Patatá, fez um show no estacionamento do mall (piso G3) para os pequenos. Com repertório variado e cheio de coreografias, os palhaços animaram os pequenos que, em seguida, foram conferir a chegada do bom velhinho. Papai Noel surpreendeu as mais de dez mil pessoas ao chegar de helicóptero, também no estacionamento do shopping.

Mais de 10 mil pessoas compareceram
ao show da dupla
Além do show de Patati Patatá, a decoração natalina do Boulevard Shopping é uma atração à parte para esta temporada. Um dos personagens mais queridos das crianças foi o tema escolhido para a vila natalina, localizada no Piso de Eventos (piso P1). Shrek, o carismático ogro verde, é o grande presente para este Natal. Ao lado de seus companheiros, burro falante e princesa Fiona, as crianças poderão conferir um cenário divertido, que também traz o famoso personagem de madeira, Pinóquio, em clima de boas festas.


A Vila Natalina, que tem como personagem Central
o ogro Shrek é uma das atrações do shopping

Chegada de helicóptero do Papai Noel

Pequenos ansiosos para conferir o show
da dupla Patati Patatá


Fotos: Warley Desali


quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Myrna Giron é a homenageada do Terças Poéticas

Júnia Seera-Negra e banda no palco
do Terças Poéticas
Na última terça-feira (1), a poeta, compositora e cantora, Júnia Serra-Negra, se apresentou nos Jardins Internos do Palácio das Artes, no projeto Terças Poéticas, para homenagear a escritora gaúcha, Myrna Giron, com leituras de alguns poemas do último trabalho lançado por Myrna, o livro “para viver nasci” obra de poesias ilustradas com desenhos e aquarelas da própria autora. Durante o evento, Júnia também cantou músicas de seus dois discos lançados “Acústica Luz” (2001) e “Quarto Caminho” (2008).

A escritora Myrna Giron lendo
seus poemas
Nascida em Pelotas, no Rio Grande do Sul, Myrna Giron também é artista plástica, psicóloga e dentista. Atuando nas três áreas que escolheu como profissão, a escritora não esconde que sua maior paixão está na arte. Além de poeta, ela se dedica a esculturas feitas em terracota, e que remetem ao O Universo Feminino. Em suas poesias, Myrna aborda um lado mais intimista e emotivo de sua vida. Para ela, ter seu trabalho interpretado por outro artista representa uma extensão de seus versos. “Foi emocionante o que a Júnia fez hoje. A gente, que escreve, sempre fica com certo receio de que os outros não entendam nossas ideias, mas não foi isso que aconteceu aqui hoje. A Júnia se emocionou ao ler. E eu, que escrevo, revivo”, disse. 

Mais um pouco de poemas musicados
por Júnia Serra-Negra
Para Júnia Serra-Negra, a experiência de interpretar os textos de outra pessoa é algo único. “Quando leio um poema que não foi escrito por mim, tento passar a mesma emoção que o autor quis demonstrar naqueles versos. É algo difícil, mas encantador”, contou. Além disso, a Júnia fez leituras de poemas seus e tocou músicas de seus dois discos lançados. “Musicar os versos que faço mostra como a poesia pode ser trabalhada nas mais diferentes linguagens”, aponta a cantora que teve a canção “Amor Incondicional” selecionada para fazer parte da trilha sonora do filme “Veronika decide morrer” inspirado no livro de mesmo nome do escritor Paulo Coelho. 


Público atento aos textos da noite
O Terças Poéticas estreou em julho de 2005 e, até a homenagem prestada a Myrna Giron, já se vão 206 edições. Segundo o curador do projeto, Wilmar Silva, o objetivo dos encontros é “promover a poesia e poesia e prestar homenagens a grandes nomes da literatura”, explicou. Com realização da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, parceria entre Suplemento Literário e Fundação Clóvis Salgado, o projeto ocorre sempre às terças-feiras, a partir das 18h30, nos Jardins Internos do Palácio das Artes. A entrada é franca. Outras informações pelo telefone (31) 3236-7400 ou no site da Fundação Clóvis Salgado.

Fotos: Marlene Machado


segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Oakley inaugura loja em Belo Horizonte

Inaugurada em Belo Horizonte, a Oakley
traz um novo conceito para os mineiros
Agora os belorizontinos também poderão desfrutar da moda esportiva de maneira mais completa. Foi inaugurada na última sexta-feira (28), no Diamond Mall, a loja conceito da marca internacional Oakley. Sexta cidade brasileira a receber a Oakley Store, a capital mineira agora conta com um local onde os conceitos surf e lifestyle farão a cabeça dos clientes.

O diretor da Oakley Brasil, Roger Ahlgrimm, contou que a chegada da marca em BH vai de encontro com o interesse e estilo de consumo do público mineiro. “Aqui em Minas as pessoas são muito exigentes com o tipo de produto que levam para casa. A Oakley tem a qualidade como sua principal característica, e vai atender esse público tão exigente em suas escolhas”, disse.

Moda praia californiana é uma das apostas
da marca para o verão
Roger também destacou a expressiva participação da cidade no consumo de grandes marcas no país. “Já temos lojas em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Brasília. BH não poderia ficar de fora, justamente por contar com um público que está buscando, cada vez mais, a excelência nos produtos que consome”, concluiu.


Os acessórios também são destaque
da nova coleção.
Os amantes de moda esportiva poderão aproveitar, e muito, a coleção que a Oakley Store apresentou em sua inauguração. A linha “California Culture Collection”, que buscou inspirações na cultura do surfe e do skate, traz peças desenvolvidas para homenagear as pessoas que vivem diariamente o estilo de vida das ruas e praias californianas.

A Oakley Store do Diamond Mall fica no Piso L3, loja LUC GD02. O endereço é Avenida Olegário Maciel, 1600. Outras informações e novidades no site da marca.

Fotos: Edy Fernandes

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Moda e culinária movimentam o Minas Trend Preview


Até 30 de outubro, a capital mineira é palco da primeira edição do festival gastronômico “Moda para Comer”. O evento, que buscou inspirações no Minas Trend Preview, vai levar o estilo das passarelas para o cardápio de 17 restaurantes. Durante o circuito, o público poderá provar pratos que foram criados especialmente para os fashionistas que visitam a cidade em busca dos lançamentos para a temporada de Inverno 2012. A partir do tema “inspiração”, os chefs dos restaurantes aceitaram o desafio de criar pratos que, além de prestar homenagens a grandes nomes da moda mineira, irão se comunicar com as tendências da moda. 

 
Com curadoria do estilista Ronaldo Fraga, o Moda para Comer pretende criar um conceito diferente sobre a moda. Segundo ele, “o Moda para Comer foi pensado com a ideia de mostrar ao público que moda é muito mais do que roupa e culinária é muito mais do que comida”, disse. Além disso, Ronaldo também contou que a mistura desses dois elementos mineiros, a moda e a gastronomia, são fatores que chamam a atenção de visitantes não só para o Minas Trend, mas também para conhecerem o que há de melhor em Minas. “A união dessas duas nuances fortalece a cultura do Estado”, concluiu.


O superintendente da Fundação da Indústria do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Maurício Tibúrcio, disse que organizar um circuito paralelo ao Minas Trend Preview representa a consolidação do evento de moda do Estado. “Com o Moda para Comer, o Minas Trend não fica limitado ao Expominas. E, além disso, conseguimos cumprir o objetivo de mostrar para o público que a moda é muito mais do que uma tendência para a próxima estação”, explicou. Tibúrcio ainda adiantou que para o próximo ano a expectativa é que mais restaurantes se unam ao circuito culinário. “Na próxima edição queremos que mais chefs criem pratos, mais casas se juntem ao Moda para Comer. Queremos transformar o evento em algo tão grandioso quanto o Minas Trend Preview”, concluiu. 


Movimento pretende resgatar e proteger a beleza da Lagoa da Pampulha


Ocorreu na última quarta-feira (19), o lançamento do movimento Somos Pampulha, iniciativa do Grupo OBA, instituição sem fins lucrativos e que visa proteger as nascentes da Lagoa da Pampulha. O projeto foi apresentado ao público no Veredas Eventos, e contou com a presença de convidados e personalidades políticas, como o Secretário do Meio Ambiente, Sérgio Braga. Idealizado por Carlos Augusto Moreira e Marcelo Haddad, ambos moradores da Pampulha, o Somos Pampulha é um projeto que vai envolver, a princípio, toda a comunidade da região na luta por melhorias na lagoa. Segundo Marcelo Haddad, “o momento de brigar pela Pampulha é agora. Com a Copa em 2014, queremos ver essa lagoa voltar a ser o cartão postal da cidade”, disse.

Já Carlos Augusto explicou que o Somos Pampulha pretende acabar com o “faço o que dá”, comum aos políticos. “Nossa proposta é mostrar aos políticos que o resgate da lagoa precisa ser feito agora. Não há mais espaço para essa história de fazer só por fazer. As obras precisam e devem avançar”. O Secretário do Meio Ambiente, Sérgio Cabral, que também esteve no lançamento do Movimento, parabenizou a iniciativa. “É louvável ver tanta gente empenhada em fazer o melhor pela cidade”, disse. O secretário ainda destacou a importância do Somos Pampulha. Segundo Cabral, são iniciativas como essa que irão despertar o desejo de mudança em toda a sociedade. “Esse projeto tem tudo para conquistar os ‘Pampulhanos’ e, muito em breve, se espalhar por toda a cidade”, concluiu.

O Somos Pampulha vislumbra seis pilares de proteção da Lagoa e seu entorno. São eles: desassorear, reduzir e retardar novo assoreamento, retirar o esgoto dos córregos, tratar a água da lagoa, preservar nascentes e a educação ambiental. O objetivo do grupo é mobilizar grandes massas, mostrar a população e as autoridades tudo que está sendo feito e pode ser executado para salvar a lagoa da Pampulha da poluição e resgatar a beleza do cartão postal de BH. Para isso, a campanha se estenderá nas redes sociais, mídias em TV’s, revistas, jornais, rádios, entre outros. Outras informações sobre o Somos Pampulha estão disponíveis no site oficial do movimento.

Fotos: Edy Fernandes

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Água Fresca Lingerie se inspira em Chica da Silva para nova coleção

Um das figuras mais emblemáticas da história mineira estampa a coleção primavera/verão 2012 da Água Fresca Lingerie. Francisca da Silva de Oliveira, ou Chica da Silva, foi a inspiração da marca que mergulhou na história para dar vida às peças. O lançamento da coleção ocorreu na última quarta-feira (5), no Pátio Savassi. 

Criatividade e bom gosto são apenas detalhes na nova coleção. Assinada por Juliana Moraes e Rodrigo Cezário, a coleção Chica da Silva tem uma cartela de cores que brinca com os tons secos e pasteis, em harmonia com o goiaba, rose, verde musgo, e vermelho clássico. Segundo Juliana, a inspiração para criar as peças surgiu após uma longa pesquisa sobre Chica da Silva. “Fizemos um estudo sobre figuras marcantes de Minas e decidimos usar a Chica para representar o nosso trabalho”, disse.

Ainda de acordo com Juliana, as peças foram desenvolvidas para toda mulher que quer se sentir poderosa. “A Chica tinha muito disso. O que mais chamava a atenção era o poder que ela exercia naquele tempo. Então, nossa ideia é vestir uma mulher que quer se sentir poderosa, como o diamante”, afirmou. 

A linha Chica da Silva foi divida em conceitos que fizeram da ex-escrava uma das principais personagens da história mineira. Do Amor Profano, referência clara à paixão de Chica e João, que traz peças com rendas e arabescos, inspiradas no legado Barroco, ao Diamante Negro, que relembra o comércio da pedra na região, com patchwork de rendas e tules em peças estruturadas, como o corselete com ligas. A coleção ainda viaja na história e traz as linhas Mulata, Mina e Flor de Minas. 

Além de lingeries, a Água Fresca apresentou a parceria com a designer Mary Figueiredo, da Mary Design. As peças de bijoux acompanham a linha Mariana. Os destaques ficam para broches com alfinetes, que foram inspirados em medalhas de santos, amuletos que as mulheres tinham o costume de usar presos ao sutiã.

Fotos: Tatiana Redig

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Outubro é o mês da animação mundial em Belo Horizonte

Crianças, jovens e adultos poderão conferir, durante 25 dias, o que de melhor é feito em animação no mundo



O que há de mais novo no mundo da animação vai passar por Belo Horizonte, Betim e Nova Lima em outubro. É a Mostra Udigrudi Mundial de Animação – Mumia- que chega à sua 9ª edição este ano e traz uma programação repleta de curtas conceituados no cenário internacional dos filmes em animação. Com o objetivo de divulgar a produção audiovisual de animação de caráter cultural e contribuir para o desenvolvimento videográfico quanto a sua linguagem, a Mumia 2011 irá privilegiar artistas que se destacaram no cenário da animação. Nesta edição, serão exibidos curtas-metragens regionais, nacionais e internacionais de diversas vertentes da arte da animação. No total, 186 trabalhos compõem a Mostra. Uma das novidades para este ano é a seção dedicada aos trabalhos desenvolvidos no Estado de Minas Gerais A mostra principal acontece de 5 a 12 de outubro, no Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537, Centro), porém diversos espaços de Belo Horizonte recebem as exibições do Festival de durante o mês de outubro, entre eles, o Centro de Cultura Belo Horizonte, a Casa do Baile, Cine Clube Joaquim Pedro de Andrade, Cine Clube Sabotage e Cine Clube Uma Tela no Meu Bairro.


Durante 25 dias, a capital mineira, e também Betim e Nova Lima, exibirão trabalhos de mais de 30 países, incluindo o Brasil. A abertura do evento ocorre no Cine Humberto Mauro (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro), no dia 5 de outubro, com uma série de filmes nacionais e internacionais. Um dos destaques da noite é o longa “Sinta sings the blues”, da diretora norte-americana Nina Paley. Premiado em diversos festivais, incluindo o Berninale, em Berlim, Alemanha, em 2008, o curta conta a história de Sita, uma Deusa Hindu, a dama principal do épico indiano Ramayana e uma esposa zelosa, que segue seu marido Rama durante um exílio de 14 anos em uma floresta, quando é raptada pelo rei maligno do Sri Lanka. Nina (a própria diretora Nina Paley) é um artista que encontra paralelos na vida de Sita, quando seu marido – trabalhando em um projeto na Índia – decide romper o casamento via e-mail. Três marionetes indonésias de sombras muito engraçadas, com sotaque indiano – fazem a ligação entre a popularidade do Ramayana da Índia ao distante Leste – narrando a tragédia antiga e a moderna comédia nessa belíssima interpretação em animação do épico.


Já o curta “Tempestade”, do diretor César Cabral, é a grande atração nacional da abertura do evento. Um mar separa um navegante solitário de sua amada no curta "Tempestade", dirigido por Cesar Cabral. Ele será uma das três animações exibidas no Festival Cultura Inglesa, que acontece de 5 a 23 de maio em São Paulo. O curta foi inspirado numa canção dos Beatles, chamada Eleanor Rigby, e também na obra do pintor inglês William Turner.

No total, 186 trabalhos de animação compõem esta edição da MUMIA. Os trabalhos brasileiros somam 42 curtas, vindos de 12 estados. As obras internacionais somam um total de 69 filmes, vindos de 30 países. Segundo o organizador da mostra, Sávio Leite, o evento pretende cumprir o objetivo de difundir esse tipo de trabalho para o público mineiro, já que boa parte dos vídeos produzidos em formato de animação acaba ficando preso à produção comercial. “Nossa ideia é promover a ampliação dos espaços de imaginação e das possibilidades de novo dizer, de novo sentir, e de um novo modo de expressar sendo também um estimulo à cultura cinematográfica brasileira, encarando como espaço para formação de novos espectadores e realizadores. Foram bem aceitos filmes e vídeos feitos sem apoio, com prejuízo para seus realizadores, sem incentivos e realizados com baixo custo ou com nenhum”, disse.

Mostra especial Ayar Blasco – Argentina
Ainda dando destaque à programação internacional do MUMIA, o cineasta Ayar Blasco estará em Belo Horizonte, de 10 a 14 de outubro, para participar da Mostra especial Ayar Blasco que contará com uma série de curtas dirigidos pelo argentino. Blasco é o criador do Mercano el Marciano com Juan Antin, série de animação de Much Music. Realizou historietas em Fanzines de quadrinhos undergrounds em Catzole, Ocean, e Charquito entre outros. Autor da história em quadrinhos “El niño malcriado” (A criança malcriada), inspiração para "Malcriados", a produtora que também fez o filme "Mercano el Marciano", que participou do Festival de Cinema de Berlim e ganhou o Prêmio do Público no Festival de Sitges (Espanha) e o Prêmio Especial do Júri no Festival de Annecy (França). Em seguida realizou outro filme, "El Sol”, todo realizado em Adobe Flash, que será lançado comercialmente em 2011 e já começou o circuito de festivais, incluindo: Festival de Rotterdam (Holanda), Bafici - Festival Independente de Cinema de Buenos Aires(Argentina), além de festivais na Polônia, Itália, Coréia, Dinamarca, Havana (Cuba) e entre outros.

Minas em evidência – Mumia traz programação especial para os diretores do Estado
Assim como na última edição da Mostra, o destaque fica por conta dos trabalhos feitos no Estado. Uma seleção exclusiva de diretores mineiros foi feita para colocar Minas na ponta do que é feito sobre animação no país. Alguns trabalhos serão exibidos durante a Mostra como, por exemplo, o curta “O céu no andar de baixo”, de Leonardo Cata Preta, que conta a história de Francisco, um rapaz que costuma registrar os fatos importantes de sua vida com fotografias de céu. O curta participou de vários festivais no Brasil e exterior, e recebeu diversos prêmios, incluindo o de diretor revelação, no Festival Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira, em Portugal, e o Troféu Mucuripe de melhor curta-metragem, no 21º Cine Ceará - Festival Ibero Americano de Cinema.  Para Sávio Leite, “destacar as obras de diretores mineiros revela a qualidade dos trabalhos realizados no Estado, e isso coloca Minas na ponta do que de melhor é feito nesta arte no país", disse.

Programação dedicada às crianças
A MUMIA preparou uma programação especial para o dia das crianças. No dia 12 de outubro, o Cine Humberto Mauro e o SESC irão exibir obras exclusivas para comemorar a data. Os destaques ficam por conta do filmes “Imagine uma menina com cabelos de Brasil”, de Alexandre Bersot, curta que recebeu, este ano, o Premio a la Diversidad Cultural no Divercine - Festival Internacional de Cine para Niños y Jóvenes, no Uruguai, e narra a história de uma garota com cabelos diferentes em busca de aceitação. A programação especial para crianças também traz os curtas “Bonequinha do Papai” e “Carrinho por Trás”, do projeto “Pequeno Cidadão”, do músico Arnaldo Antunes.

Mostra Udigrudi Mundial de Animação – MUMIA
Realizado desde 2003 em Belo Horizonte, a Mostra Udigrudi Mundial de Animação – Mumia – foi criada e tem como sede o Centro de Referência Audiovisual (CRAV). A Mostra é reconhecida como um evento consolidado entre os festivais de cinema e vídeo no Brasil e integra o calendário turístico da cidade. O sucesso da Mumia pode ser comprovado pelos inúmeros convites internacionais que tem recebido. Por meio da Mumia, a animação brasileira já foi exibida na Finlândia, Chile, Colômbia e Holanda e, ainda este ano, estará presente na Armênia.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Projeto de Paulo Borges está em exibição no Boulevard Shopping


Os amantes da moda têm local certo para visitar entre os dias 27 de setembro e 9 de outubro. É o projeto Fashion Tour, em exibição no Boulevard Shopping, que tem curadoria de Paulo Borges, diretor artístico do São Paulo Fashion Week e do Fashion Rio. O lançamento do “Fashion Tour” ocorreu na última terça-feira (27), no 3º piso do shopping. Na ocasião, Paulo Borges também apresentou a 27ª edição da revista ffwMAG!, publicação que traz a cobertura da temporada de moda Verão 2011/2012 em 90 páginas de moda com imagens de passarela e backstage do São Paulo Fashion Week e do Fashion Rio.

Criado em 2010, o “Fashion Tour” já passou por Salvador, Belém e Porto Alegre e chega, pela primeira vez, à capital mineira. A exposição “Imagens da Moda”, uma mostra com 60 imagens da última temporada do São Paulo Fashion Week e Fashion Rio, ficará exposta até o dia 9 do próximo mês. Segundo Paulo Borges, a moda, em Minas “representa um trabalho desenvolvido com qualidade, tanto criativa quanto de mão de obra. O estado sempre foi uma referência nesse mercado, e eu já pensava em trazer o projeto para cá desde o início”, disse. 


Já na quarta-feira (28), foi a vez dos apaixonados por moda conferirem uma palestra exclusiva de Paulo Borges no cinema do shopping. Com o tema “Novos Caminhos da Moda”, Paulo falou sobre as novidades e tendências no mundo da moda para a temporada Primavera/Verão 2012.


Fotos: Warley Desali

domingo, 25 de setembro de 2011

Salto em Negócios 2011 presta homenagens às empreendedoras mineiras


É difícil encontrar a plenitude na carreira sem abrir mão da vida pessoal? Como alcançar um cargo de prestígio dentro da empresa sem ter que abrir mão do casamento, dos filhos? E o tempo para se cuidar, como fica? Esses são apenas alguns questionamentos que a quinta edição do Salto em Negócios abordou. Com o tema “Mulheres empreendedoras fazendo a diferença” o evento reuniu, durante os dias 20 e 21 deste mês, no salão de eventos do hotel Mercure, em Belo Horizonte, várias mulheres interessadas em descobrir qual o novo cenário do mercado de trabalho e como se dar bem em todos os campos da vida.

Organizado pelo Conselho da Mulher Empreendedora da Associação Comercial e Empresarial de Minas (AC- Minas) o evento trouxe palestrantes que abordaram temas como moda, gestão e comportamento. Segundo a presidente da AC/Minas, Juliana Moraes, o Salto, desde seu início, “tem como objetivo mostrar para as mulheres que investir no próprio negócio é uma tendência hoje.”, disse. Ainda segundo Juliana, os temas das palestras foram pensados para que o publico perceba que uma mulher bem sucedida não precisa, necessariamente, ocupar um cargo de prestígio dentro da empresa. “Para esta edição, nós pensamos em algo mais diversificado que aborde desde como fazer dinheiro com a moda até sobre o bem estar na vida pessoal”, concluiu.

Na edição deste ano, além da abordagem em gestão de empresas, o evento trouxe algumas novidades com temas direcionados à saúde da mulher, empreendedorismo, posicionamento da mulher no mercado de trabalho, equilíbrio financeiro, administração do tempo, moda e comportamento. A programação de palestras contou com nomes conceituados no cenário do mundo dos negócios, da moda, comportamento e estilo de vida. Um dos destaques foi o diretor artístico de eventos de moda e professor de andamento e postura, Namie Wihby. Há 20 anos no mercado, Namie já deu aulas de passarela para modelos como Raica, Izabel Goulart e Renata Klem. No Salto em Negócios 2011, o integrante do reality show Brazil’s Next Top Model, da Sony Entertainement, que falou sobre o uso correto do salto alto. Para ele, “os sapatos fazem parte do imaginário feminino. Uma mulher se sente poderosa quando está em cima de um saltão. Ela tem a sensação de olhar todos por cima, mas é claro que ela precisa saber como usar o salto. Se ela não sabe, o poder não aparece”, explicou.

Outra convidada foi a escritora e especialista em auto-estima, Nelma Penteado, que deu dicas para as mulheres sobre “Inteligência Profissional e Afetiva” – tema se sua palestra - e explicou como conciliar a vida profissional e afetiva com sucesso. Para Nelma, “a mulher precisa aprender a se amar antes de tudo. Quando ela se sente bem na vida pessoal, isso tudo reflete no trabalho, na relação com as amigas e até no namoro ou casamento. Minha ideia é mostrar para as mulheres da plateia que nós não precisamos nos fazer de coitadinhas o tempo todo. O segredo é empinar o queixo e enfrentar a vida”, disse.

A atriz e apresentadora do canal GNT, Patrycia Travassos, também esteve no Salto em Negócios para conversar com as mulheres sobre os desafios de se levar uma vida saudável sem ter que abrir mão do prazer. E, no Talk-Show “Segurança - o contexto da mulher hoje” psiquiatras, cientistas sociais e delegadas debateram a segurança da mulher.

Com uma série de atrações, o Salto em Negócios atraiu mulheres de várias cidades. A empresária Luciméia Reis, que saiu de Montes Claros, a 400 km da capital, para participar pela primeira vez do evento, aprovou os temas abordados nesta edição. “Estou encantada com a programação. Aqui já peguei várias dicas importantes. Já aprendi a usar o salto alto e também como melhorar o meu negócio”, disse. A empresária ainda contou que um dos motivos que a fez participar do evento foi justamente a abordagem mais empresarial que o Salto em Negócios tem. “a cultura da minha região é bem diferente daqui de Beagá. Em Montes Claros não existe essa abertura para o mercado”, explicou. Otimista com aquilo que pode aprender durante os dois dias de evento, Luciméia não vê a hora de colocar em prática as dicas que aprendeu no Salto. “Percebi que a palavra chave para o sucesso é paixão. Todas as palestras, independente do tema, estavam carregadas de paixão. Acho que é isso que precisamos ter para alcançar o sucesso”, concluiu.


E já que Minas tem feminino até no nome, a organização do evento preparou uma  mostra especial com bijuterias de Sabará e peças decorativas do norte de Minas, além de desfiles das marcas mineiras: Água Fresca Lingerie, Equipage, Mary Design para ressaltar a diversidade da produção mineira e a contribuição feminina no desenvolvimento do Estado. E, em reconhecimento às mulheres que, de alguma forma, contribuíram ou contribuem para este reconhecimento, no final do evento, foi realizada a premiação “Mulheres Notáveis de Minas Gerais” que nesta edição contemplou 12 mineiras que se destacaram em diferentes segmentos em 2010. Elas foram escolhidas por um júri especial, composto por 11 membros, e receberam o Troféu “Maria Elvira Salles Ferreira”.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Mulheres, Museus e Memórias



Depois de se dedicar 10 anos à memória de Minas por meio do TERRA DE MINAS, a jornalista Soraia Vasconcelos parte para o mundo acadêmico, onde trabalha o tema "Mulheres, Museus e Memórias".

Amanhã, terça, às 19h30, no Museu de Artes e Ofícios, ela falará sobre o tema. Evento gratuito e imperdível.

Dica de Luciano Andrade Ribeiro.

Belo Horizonte inaugura relógio dos 1000 dias para a copa

Várias cidades do Brasil comemoraram a contagem regressiva de 1.000 dias para a realização da Copa do Mundo de 2014. Mas o prazo de obras em dia deu a Belo Horizonte o direito de ser a sede oficial da festa. O evento na capital mineira foi realizado na última sexta-feira (16), no Palácio da Liberdade, antiga sede do governo de Minas Gerais e um dos principais cartões postais de BH, onde foi inaugurado o relógio que contará os dias até o início do mundial, em 12 de junho de 2014. 

O local recebeu diversas autoridades políticas mineiras como o senador Aécio Neves, o governador Antonio Anastasia e o prefeito da capital mineira Márcio Lacerda. A presidenta Dilma Rousseff esteve em Belo Horizonte durante o dia para acompanhar as obras do Mineirão e de mobilidade urbana, mas não compareceu à festa por conta de compromissos de sua agenda. 

O representante do governo federal foi o ministro dos esportes Orlando Silva, que elogiou o bom andamento das obras na cidade e disse que partiu dele a sugestão de presentear a capital com o relógio. “Quando a presidenta Dilma me perguntou qual cidade eu achava que deveria ser sede da festa dos 1000 dias, não tive dúvida em dizer Belo Horizonte. Foi uma espécie de muito obrigado à cidade por estar em dia com todo o cronograma, obras do Mineirão e de mobilidade urbana adiantadas e deve ser seguida como exemplo pelas outras cidades”, disse. Já o governador do Estado, Antonio Anastasia, alegou que ser sede oficial dessas festividades é um passo a mais para que a capital mineira seja, finalmente, escolhida para a abertura da Copa. “Nossas obras estão progredindo muito bem. Acredito que inaugurar o relógio aqui em Belo Horizonte será um fator a mais para que a nossa capital receba a abertura da Copa em 2014”, contou. 


Antes da inauguração, o “Tambores de Minas”, acompanhado do grupo de tambores do “Valores de Minas”, projeto social do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), fez as honras da casa ao tocar a já tradicional canção “Oh, Minas Gerais”. O relógio de oito metros de altura, em formato de ampulheta, foi instalado no jardim do Palácio para a solenidade. Em seguida, ele será transferido para a Praça da Liberdade, onde permanecerá até o dia 12 de junho de 2014, data da abertura da Copa.

Fotos: Ewerson Drumond

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Jota Quest festeja 15 anos de sucesso com turnê especial

Já se passou uma década e meia desde o lançamento do primeiro álbum do Jota Quest, “J. Quest”, em 1996, e a banda mineira vem provando o gosto de uma carreira sólida e recheada de sucessos. Mas, como qualquer debutante que sonha com a celebração perfeita, os músicos preparam uma festa que vai agradar, e muito. Além de convidados especiais, a banda traz para Belo Horizonte, em 14 de outubro, a turnê “Jota Quest – 15 anos Na Moral”, que reúne os maiores sucessos dos mineiros em um show com quase três horas de duração.

Diferentemente das debutantes, os integrantes da banda, o vocalista Rogério Flausino, o guitarrista Marco Túlio Lara, o baterista Paulinho Fonseca, o baixista PJ e o tecladista Márcio Buzelin, não irão comemorar os 15 anos de carreira do Jota com apenas uma festa. Serão 20 apresentações em 20 lugares diferentes do país. De São Paulo a Recife, os músicos sempre levaram artistas convidados para o palco, como a cantora Pitty e o tremendão Erasmo Carlos e Ney Matogrosso.

Em casa, o Jota Quest promete animar ainda mais o público. Nomes como, Marcelo Falcão (O Rappa), Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá (Legião Urbana) já estão confirmados. Para Flausino, essa diversidade de artistas que sobem ao palco junto com a banda a cada show representa uma nova fase do Jota Quest. “A gente sempre busca misturar, e isso traz mudanças para a banda, seja no som que a gente faz ou em qualquer outro momento da vida. Nós já estamos diferentes. Eu não sei como, mas estamos” disse. 

Para registrar oficialmente essa comemoração, além da turnê, será lançada a coletânea "Quinze", um disco duplo, que reúne 30 músicas, entre clássicos, inéditas, lados B e regravações, com participações especiais. Além das inéditas “Coração”, “É Preciso” (A Próxima Parada) e “Luta de Viver”, o disco reúne hits como “As Dores do Mundo”, “Encontrar Alguém”, “De Volta ao Planeta”, “Fácil”, “Dias Melhores” e “Além do Horizonte”. A coletânea traz também material inédito como a versão em espanhol da música “Na Moral”, que conta com a participação dos argentinos Kuryaki e The Valderramas, e a canção Jogo, primeira gravação de estúdio, que está no CD independente, lançado em 1995.

Com dez álbuns lançados, sendo seis de estúdio, dois registros "ao vivo", um cd em espanhol (lançado na Argentina no final de 2010) e a coletânea-dupla "Quinze", o Jota Quest acumula a marca de 4 milhões de unidades vendidas. Mais uma novidade é o DVD  que está sendo gravado ao longo dos shows. Rogério adianta que a banda tem planos de lançar um DVD com os bastidores da comemoração. “Estamos registrando tudo e, durante os shows, câmeras estarão filmando a gente o tempo todo. A intenção do DVD será mostrar o que foi este ano e as coisas que vivemos nele”, concluiu. 


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

E se os navegadores fossem mulheres?

O ilustrador australiano Mole “Eskimole” Preisenberger resolveu personificar os navegadores e transformá-los em mulheres. Ele criou um desenho para cada browser - Google Chrome, Opera, Internet Explorer, Firefox e Safari – usando as cores e características de cada um para compor as donzelas representantes. O resultado foram cinco mulheres com estilos bem diferentes de cabelos e roupas. Veja abaixo!


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Como o Facebook pode ser útil para jornalistas?

O Facebook lançou um documento em que apresenta uma série de funcionalidades da sua plataforma que podem ser úteis na realização das atividades jornalísticas, ou seja, a empresa está interessada em incentivar o uso da ferramenta entre estes profissionais. Se o plano tiver sucesso, o Facebook ganha em status e ultrapassa a barreira do "lazer" e da "diversão". Ganhará um uso mais "sério" e talvez mais duradouro.

O documento incentiva também o uso do Facebook entre estudantes e professores de jornalismo. O Facebook quer que os educadores entendam como as inúmeras ferramentas da empresa podem ser úteis, como o mundo se modificou e entrou na era das mudanças rápidas e da farta oferta de informação para, então, conscientizar seus alunos do quão importante é trabalhar com as ferramentas modernas de comunicação, de preferência, com o Facebook.


Segundo a empresa, o Facebook pode ajudar jornalistas em cinco momentos:

  • Encontrar novas histórias, tendências e fontes para reportagens;
  • Publicar informação em tempo-real e engajar as pessoas;
  • Se conectar com seus leitores de uma nova maneira;
  • Atrair atenção e tráfego para os seus trabalhos;
  • Ajudar os jornalistas a criarem, trabalharem e aperfeiçoarem sua marca pessoal.
Dicas e informações apresentadas pelo Facebook:

1. Buscando fontes e histórias

Publicações de todos: utilize a busca do Facebook - a opção "Publicações de todos" - para encontrar posts populares entre todos os usuários do Facebook que sejam relevantes para a matéria que você está escrevendo. Utilize palavras-chave da sua matéria para encontrar os posts. Você pode usar as aspas para encontrar uma expressão exata como "manifestação em São Paulo". Lembre-se que os direitos das fotos pertencem aos usuários, portanto, peça autorização antes de usá-las;
Pessoas: a busca por pessoas permite a você encontrar pessoas que podem ser úteis para a sua matéria, inclusive para serem utilizadas como fonte. O Facebook oferece filtros por localização, escolaridade e local de trabalho;
Grupos: a busca por grupos permite encontrar fontes afiliadas como organizações específicas ou grupos. No caso de uma organização política, por exemplo, a ferramenta pode ser muito útil;
Eventos: a busca por eventos permite encontrar algum evento específico ABERTO que tenha sido postado por uma pessoa ou organização. Se você estiver cobrindo um evento, é possível encontrar seus organizadores baseado em quem criou o evento no Facebook;
Páginas: semelhante à busca por grupos, permite que você encontre pessoas ligadas à determinadas causa ou grupos específicos.

2. Mensagens (mensagens, chamadas de video e chat)

Mensagens particulares: através deste recurso, os jornalistas, através de seus perfis pessoais, podem enviar mensagens privadas para pessoas que desejam entrevistar em alguma matéria sem ter que necessariamente ser amigo delas. Ao entrar no perfil de um usuário, no canto direito superior, há o botão mensagem. O Facebook recomenda a transparência e que o usuário se identifique como repórter.
Chat: se os jornalistas utilizarem seu perfil pessoal para contatar as fontes, podem utilizar o recurso do chat para realizar uma entrevista. Ainda há a possibilidade de fazer um “Group Chat”, uma espécie de coletiva de imprensa, na qual vários jornalistas podem entrevistar uma única fonte.  
Chamadas de vídeo: se o jornalista estiver conectado com a fonte pode utilizar uma chamada de vídeo para realizar uma entrevista. Isso é uma novidade entre os recursos do Facebook e muitos usuários podem ainda não ter atentado para ela.

3. Páginas e perfis de jornalistas

Como os jornalistas podem usar suas páginas e perfis para contar histórias e produzir reportagens:

Compartilhamento: compartilhar matérias e reportagens para aumentar o seu alcance;
Breaking News: utilizar o Facebook para cobrir grandes eventos noticiosos em tempo real. Não esquecer de sincronizar o Facebook com a conta do seu celular (neste tópico, o Facebook se esqueceu de perguntar o que as organizações jornalísticas pensam sobre isso);
Presença digital: utilizar o Facebook para criar uma presença profissional única através de perfis e páginas pessoais;
Construa sua marca jornalística: utilize sua página pública para demonstrar expertise;
Multimídia: abuse das fotos e vídeos;
Crowdsourcing: busque fotos, vídeos e dicas em perfis e páginas. Entre em contato, discuta, publique e incentiva a produção de informação;
Engajamento: sempre experimente e observe o que engaja as comunidades e pessoas no Facebook. O que funciona? Que formato de conteúdo? Já conheceram o recurso das perguntas?;
Mobile: um jornalista não pode deixar de aproveitar a possibilidade de postar conteúdo em movimento. Portanto, configure sua conta para poder postar informações de maneira mais rápida;
Aplicativos: crie abas especiais para oferecer conteúdo de maneira especial e personalizada;
Facebook Insights: utilize as informações oferecidas pela ferramenta de análise de Facebook para entender as preferências dos seus leitores. Para entender quem eles são. Através de indicadores de desempenho, você pode conhecer os dados demográficos e as interações dos usuários que visitam uma determinada fanpage.

4. Práticas de publicação e distribuição

Se o conteúdo é o rei, então distribuição é a rainha. Se o teu conteúdo não estiver sendo compartilhado com a audiência, então quem está sendo informado?

Inclua sempre perguntas e "calls to actions". Posts que incluam algum tipo de questionamento recebem 2x mais comentários e um feedback até 64% maior (dados do próprio Facebook);
Os leitores respondem bem às publicações de fotos em páginas de jornalistas. Normalmente, fotos correspondem a 10% das postagens em perfis ou páginas jornalísticas, embora recebam 50% mais comentários que posts sem imagens;
Posts sobre educação, políticas, bastidores e com análises feitas por jornalistas recebem, em média, maior feedback;
Notícias internacionais, que contenham links, recebem 70% mais cliques que posts normais. Por exemplo,  posts em blogs que estejam acompanhando de perto os acontecimentos na Líbia. O Facebook garante que análise e opinião trazem uma maior taxa de cliques;
O feedback de um post jornalístico ocorre com maior intensidade durante a semana;
Os horários de pico para comentários e curtidas são: entre 7 e 8 horas da manhã, por volta das 10h da manhã, no final da tarde entre 16 e 17 horas e por volta da meia noite. 

Fonte: BlogMidia8