Pesquisa realizada pelo Altimer Group e Wetpaint, em 2010, com as 100 corporações mais valiosas do mundo mostrou que, em média, as que investiram em mídias sociais cresceram 18% em um ano, enquanto aquelas que aplicaram pouco nas redes tiveram queda de 6% em suas receitas, no mesmo período. Levando em conta esses dados importantes, o ECOM trouxe para o público uma série de palestras sobre marketing empresarial e comunicação corporativa abordando assuntos pertinentes a nova era do mundo virtual como, por exemplo, a descentralização das informações dentro das empresas e o poder do “cidadão comum” no mundo virtual.
Nomes famosos do mercado da comunicação corporativa estiveram presentes na segunda edição do evento. Entre eles, o gerente de Marketing de Relacionamento e Redes Sociais da Fiat Automóveis, João Veloso; a coordenadora de Governança Web e Reputação Digital da Cemig, Ana Paula Morais e o representante do Departamento de Marketing do Cruzeiro Esporte Clube, Álvaro Leite. Todos os profissionais apresentaram cases da atuação de suas empresas nas redes sociais.
O ECOM surgiu em 2002 e hoje reúne cerca de 50 profissionais de comunicação corporativa de 25 empresas. “Pretendemos traduzir para um público formador de opinião o que aprendemos nas reuniões mensais do grupo”, explica a coordenadora geral do evento, Karen Gatti. Ainda de acordo com Gatti, é importante trocar experiências sobre comunicação corporativa porque não adianta apenas criar campanhas brilhantes, “elas precisam também atingir as pessoas e gerar resultados. No caso das mídias sociais não é diferente”, explicou.
Fotos: Warley Desali