quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ECOM Diálogos discute os desafios da comunicação empresarial nas redes sociais

Com o surgimento das redes sociais, as grandes empresas encontraram um novo aliado para transformar a comunicação com todos os seus públicos, mas, entre um tweet e outro ou like ou share, existe um grande desafio que as corporações precisam entender antes de enfrentar. Com a proposta de discutir a utilização das redes sociais pelas empresas, a segunda edição do Grupo de Estudos de Comunicação (ECOM) foi realizada na última terça-feira (30), no Uni-BH, e apresentou cases de sucesso de firmas que aprenderam a utilizar as redes para aperfeiçoar a comunicação.

Pesquisa realizada pelo Altimer Group e Wetpaint, em 2010, com as 100 corporações mais valiosas do mundo mostrou que, em média, as que investiram em mídias sociais cresceram 18% em um ano, enquanto aquelas que aplicaram pouco nas redes tiveram queda de 6% em suas receitas, no mesmo período. Levando em conta esses dados importantes, o ECOM trouxe para o público uma série de palestras sobre marketing empresarial e comunicação corporativa abordando assuntos pertinentes a nova era do mundo virtual como, por exemplo, a descentralização das informações dentro das empresas e o poder do “cidadão comum” no mundo virtual.

Nomes famosos do mercado da comunicação corporativa estiveram presentes na segunda edição do evento. Entre eles, o gerente de Marketing de Relacionamento e Redes Sociais da Fiat Automóveis, João Veloso; a coordenadora de Governança Web e Reputação Digital da Cemig, Ana Paula Morais e o representante do Departamento de Marketing do Cruzeiro Esporte Clube, Álvaro Leite. Todos os profissionais apresentaram cases da atuação de suas empresas nas redes sociais.

Durante as palestras, os profissionais apresentaram histórias ligadas à reputação da empresa frente aos públicos. Citando exemplos de como trabalhar com vazamento de informações na internet e até reputação da marca nas redes sociais, os convidados citaram exemplos de dentro de casa que deram certo quando o assunto era a opinião das pessoas na rede mundial de computadores. A utilização das redes sociais pelas empresas foi uma saída estratégica, em todos os casos, para melhorar o relacionamento com clientes e também dos próprios colaboradores.

O ECOM surgiu em 2002 e hoje reúne cerca de 50 profissionais de comunicação corporativa de 25 empresas. “Pretendemos traduzir para um público formador de opinião o que aprendemos nas reuniões mensais do grupo”, explica a coordenadora geral do evento, Karen Gatti. Ainda de acordo com Gatti, é importante trocar experiências sobre comunicação corporativa porque não adianta apenas criar campanhas brilhantes, “elas precisam também atingir as pessoas e gerar resultados. No caso das mídias sociais não é diferente”, explicou.

Fotos: Warley Desali

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