terça-feira, 19 de abril de 2011

Profissionais da Automação comemoraram mais uma edição da BNATA


Em 1996, um grupo de amigos atuantes na área de Automação decidiu marcar um “boteco” após o expediente para confraternizar o final de ano. Para alguns, aquele seria o último encontro, já que no próximo ano não dividiriam o mesmo ambiente de trabalho. Nascia, assim, a Botecada de Natal dos Trabalhadores em Automação, a BNATA – a Debutante, evento que comemora, este ano, sua 15ª edição e que reuniu mais de 300 pessoas no Chico Savassi na última quarta-feira (22/12).



Amigos, colegas e ex-colegas de trabalho de várias empresas do setor de automação se reuniram mais uma vez para desejar bons votos de fim de ano e celebrar o encerramento de uma longa jornada. O clima de confraternização tomou conta do Chico Savassi e, entre uma cervejinha gelada e outra, muitos aproveitaram para colocar a conversa em dia, seja sobre o negócio ou simplesmente para reencontrar antigos amigos. É esse o principal objetivo da BNATA, como explicaram os organizadores Ricardo Leite, Gustavo Sasso e Gustavo Soragi. “Aqui todo mundo é concorrente enquanto empresa, mas amigo na confraternização. Não existe política na festa, somente as relações pessoais e os laços que são feitos ou fortalecidos”, ressaltaram. 




A ideia da festa surgiu quando Ricardo, que está à frente da BNATA desde o início, se desligou de sua antiga empresa. Para não perder o contato com os colegas, ele resolver marcar um happy hour. Na sua primeira edição, o encontrou reuniu cerca de 40 pessoas. Para o dèbut, mais de 300 pessoas marcaram presença. Alguns já estiveram presentes em outras edições, outros, participando pela primeira vez do evento. Caso do sistemista e projetista Victor Oliveira. O profissional ficou sabendo da festa por meio dos amigos de trabalho e gostou muito de poder compartilhar experiências e fazer amigos. “Estou aprendendo muita coisa com gente que tem bastante experiência, sabe? Tem só um ano e meio que estou na área e é muito bacana poder entender mais sobre o meu trabalho compartilhando ideias e ouvindo a opinião de outras pessoas”, afirmou. Outro que participou da festa pela primeira vez, foi o estagiário Rômulo Resende. “Já encontrei várias pessoas que conversei durante algumas feiras que fui. Também bati papo com ex-colegas de trabalho. O clima da festa está muito bom”, disse. Rômulo ainda ressaltou que o mais interessante da festa é promover as mais variadas conversas entre os participantes. “O clima do escritório é muito pesado, você trabalha sob pressão o tempo todo e quase não conversa sobre outros assuntos. Aqui você pode falar sobre futebol, amigos, e até mesmo sobre o próprio trabalho, mas sempre com um clima de diversão no ar”. 



Quem participa da BNATA desde o início se surpreendeu com o grande número de adeptos para este ano. O gerente Leonel Vicente Mota acredita que o crescimento do ramo de automação em Belo Horizonte tenha contribuído para o sucesso da festa. “No passado, eram poucas empresas e as pessoas se conheciam. Ao longo dos anos, o mercado foi crescendo e a cidade se tornou polo. A demanda para o setor cresceu. E a festa também”, destacou. Leonel também acredita que promover encontros e celebrar as amizades sejam os destaques da festa. “é muito bom falar com pessoas que você conheceu há dez anos ou há dez meses”. 


Para comemorar os 15 anos da festa com grande estilo, a organização preparou uma série de surpresas para seus convidados. A começar pela confecção de camisetas personalizadas. Mais uma forma de manter vivas as recordações do encontro dos amigos da Automação. Canecas customizadas também foram distribuídas. E para animar ainda mais a BNATA, a escola de samba Bachareis do Samba deu o tom certo para a festa. O instituto ISA BH, maior entidade de profissionais de Automação e Instrumentação do mundo, também compareceu ao evento para “atrair novos afiliados e reencontrar amigos”, afirmou o presidente Hugo Galvão. Para ele, é importante que o instituto esteja presente “não somente para divulgar as vantagens para quem pretende se associar, mas também para celebrar o momento e confraternizar com todos.”

Fotos: Elmo Gomes

0 comentários:

Postar um comentário